TIPOS DE REDAÇÃO
A dissertativa requer um texto com foco mais objetivo, impessoal ou seja escrito em 3º pessoa. Não se deve expor experiencias pessoais, incertezas etc... Quem escreve uma redação dissertativa não poderá defender uma idéia e nem dar opiniões. A razão disso é como se quem for ler, leia como se fosse o autor da mesma. É um texto que pretende mostrar a realidade, o tempo verbal mais utilizado é o presente.
Já uma redação narrativa se caracteriza pela representação de fatos com personagens fictícios ou reais que ocorrem num determinado tempo. É um texto que demanda escrever algo com base na realidade atual mesmo usando para ao menos exemplifica tal alguma coisa, fato, personagem fictício. Os verbos nesse tipo de redação são em primeira pessoa, é quando o escritor se tornar um narrador-personagem.
Descritiva
Quando descritiva a redação leva características de um texto focado em detalhes, tendo como objetivo mostrar ao leitor as menores coisas de uma história ou de qual quer que seja o tema pedido. Os substantivos e adjetivos são predominantes nesse tipo de texto. A descrição é uma forma de foto textual no qual o leitor se envolve pelos detalhes minuciosos. A descrição tem que ser organizada podendo ter ou não comparações, utiliza-se também metáforas. O uso do verbo no presente ou no pretérito imperfeito traz uma relação de perspectiva são os mais usados numa redação descritiva.
Carta
Normalmente apresentada de forma descontraída, no caso de contatos pessoais, ou com formalidade, em circunstâncias de reivindicações, por exemplo, a carta argumentativa é a modalidade mais cobrada nos vestibulares. Estruturada em cabeçalho (local e data), saudação (vocativo inicial), corpo do texto e assinatura, a redação em carta deve apresentar o ponto de vista do autor em seu início, meio e fim. Como é endereçada a alguém, a carta também conta com uma linguagem específica. Palavras em primeira pessoa, vocativos e