História
- Escolher um artefato que faz parte da história da educação ou da escola. O artefato escolhido foi o Mimeógrafo, um dos primeiros sistemas de cópias em série utilizados no ensino.
- Pesquisar sobre esse artefato com relação aos seguintes aspectos: - Origem do artefato: O protótipo desta máquina de impressão foi patenteado em 8 de agosto de 1987, por Thomas Alva Edison nos Estados Unidos. Albert Blake Dick, foi licenciado por Edison para a produção desta invenção. Sua efetiva utilização se deu no século XX.
- Suas modificações ao longo do tempo: Esta máquina foi sendo aperfeiçoada ao longo do tempo, mantendo sua simplicidade no manuseio, à ela foi imcorporada uma pequena rotativa manual, o que permitia uma rápida reprografia de diversas cópias em pequenas tiragens.
- Sua funcionalidade e uso: Para usa-la, primeiamente os textos eram preparados com a ajuda de uma máquina de escrever, numa matriz em papel, chamado estêncil, impermeável e que continha a tinta concentrada numa das faces. A máquina ou um instrumento pontiagudo faziam perfurações que permitiam a passagem da tinta e a consequente impressão no papel. Esta tinta da matriz dissolvia-se em álcool, que era colocado num recipiente da máquina. Colocava-se a matriz num pequeno cilindro poroso cheio de tinta e girava-se uma manivela que o punha a rodar. A velocidade escalar tangenciando o cilindro impelia a tinta através da matriz, e esta imprimia diretamente no papel. Essas máquinas tinham inicialmente a força motriz manual, depois foi aperfeiçoada para a eletrecidade.
- Vantagens e desvantagens de sua utilização: Como vantagem, esta máquina é de baixo custo por cópia, e raramente precisa ser consertada, quando isso acontece seu custo de manutenção é baixo quando comparado a de uma fotocopiadora. Quanto as suas desvantagens, são as doenças