analise de mastigação
Este artigo foi feito por três fonoaudiólogas com o objetivo de analisar a mastigação em crianças que tem mordida cruzada unilateral, a pesquisa foi feita em 10 crianças com a idade entre 7 e 12 anos, que não possuíam intervenção odontológica.
Foram feitas avaliações fonoaudiológicas e foram considerados todos os aspectos ligados a mastigação como o corte dos alimentos, lado da mastigação, o ritmo, postura labial, escape de alimentos, movimento de mandíbula, participação exagerada da musculatura perioral, acúmulo de alimento no vestíbulo da boca, posição e tamanho do bolo alimentar.
Foi feita avaliação em 25 indivíduos, sendo excluídos as crianças com problemas neurológicos, cognitivas e psicológicas e outras alterações estruturais, sendo que 15 foram excluídas de acordo com estes critérios. Os dados foram coletados através de um protocolo feito pelos profissionais que fizeram a pesquisa, na avaliação feita foi utilizado o pão francês, que é um alimento mais apropriado para observar o desempenho das funções mastigatórias, e que de fácil acesso e tem baixo custo, todas as crianças envolvidas foram gravadas e fotografadas, para serem avaliados nos consultórios das fonoaudiólogas envolvidas na pesquisa.
O padrão ideal de mastigação é o bilateral, onde se alterna os lados de mastigação. A pesquisa foi feita na intenção de observar como ocorre a mastigação unilateral, como as alterações causadas por este tipo de mordida. O resultado dos testes feitos foi que 80% das crianças apresentaram a mastigação unilateral e 20% bilateral, dos oito indivíduos analisados com mastigação unilateral, os resultados encontrados foram: corte anterior, sem escape de alimentos e movimentos rotatórios 100%; ritmo lento 50% e rápido 50%; lábios fechados 75%; participação exagerada da musculatura perioral 62,5%; sem acúmulo de alimentos 87,5%; bolo alimentar centralizado