Mastigação
Curso: Fonoaudiológia
A presente resenha objetiva a análise do artigo Avaliação da performance mastigatória em indivíduos respiradores nasais e orais. De autoria de Brito de Oliveira, Noronha, Bonjardim. O referido artigo foi publicado em janeiro de 2012 na revista CEFAC. O artigo traz como ideia central uma pesquisa que avalia a eficiência da mastigação do respirador bucal.
O método de investigação utilizado para produção desse artigo foi um estudo descritivo transversal, a descrição surgiu de uma amostra composta por 60 pacientes na faixa etária de 14 a 22 anos de idadedistribuídos em dois grupos de 30 pessoas cada, observando as características como Grupo RO (respirador oral) e grupo RA (respirador nasal), todos os paciente foram diagnosticado com maloclusão na dentição permanente, segundo o padrão oclusal de Angle.
Equivocadamente foram utilizados para essa pesquisa apenas pacientes que obtinha todos os elementos dentários permanentes no arco, com exceção dos 3º molares, facultativos, que relacionado com a seleção apenas de pessoas na faixa etária de 14 a 22 anos empobrece a pesquisa, pois deixa de considerar possíveis variáveis como perda na dentição, comprometimento na funcionalidade dos músculos da mastigação, e desgaste da articulação temporo-mandibular.
Acertadamente foram selecionados para participar do estudo pacientes que apresentaram o exame otorrinolaringológico completo, o que deixa a pesquisa com maior confiabilidade,
Os sujeitos que participaram do estudo foram distribuídos em dois grupos,de acordo com o modo de respiração(RN ou RO - respirador nasal ou oral),posteriormente divididos em subgrupos de acordo com sua classificação de maloclusão dentária de Angle, classes I,II,e III,e acertadamente poderia gerar mais dados para a pesquisa.
A pesquisa levou em consideração as patologias apresentadas pelos pacientes, patologias essas que podem provocar a respiração oral e por consequência várias outras patologias