gestão publica
1-Em sua opinião, o sistema de abastecimento, estruturado em quatro subsistemas, possui um subsistema mais importante que os demais? Em caso afirmativo, aponte qual e explique – o resumidamente.
Não, por que o Conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.
Antes que um material seja entregue pelo fornecedor, diversos subsistemas da engrenagem foram movidos, senão vejamos: Subsistema de Controle de Estoque aciona o subsistema de Compras Subsistema de Compras recorre ao subsistema de Cadastro. Após a concretização da compra, o subsistema de Cadastro também fica responsável para providenciar, junto aos fornecedores, o cumprimento do prazo de entrega contratual, iniciando o ciclo, novamente, por ocasião do recebimento de material. As partes componentes desta função dependem do tamanho, do tipo e da complexidade da organização, da natureza e de sua atividade-fim, e do número de itens do inventário. Sendo assim um subsistema depende do outro para que as atividades a serem, realizadas sejam alcançadas com sucesso se um falhar o próximo será prejudicado.
02-O que seria necessário, hoje, para o gestor elaborar uma LBM em uma unidade de saúde? A LBM é um instrumento resultante da pesquisa de insumos, ou seja, a relação de todos os materiais e insumos necessários ao sistema produtivo de uma unidade de saúde para realizar os procedimentos a que se propõe. A LBM informa o que e quanto deve ser comprado e para a sua elaboração deve-se criar uma comissão permanente de padronização de materiais (CPPM) com a missão de ser gestora da Lista Básica