Vetores
VETOR
Os vetores são representados por qualquer letra e por uma seta desenhada por sida da letra, como .Um vetor reúne três informações sobre um corpo ou um móvel. * MÓDULO (intensidade, número real não-numérico) * SENTIDO * DIREÇÃO O módulo deste vetor é representado pela letra que representa o vetor, porém sem a seta em cima, v, ou então pelo símbolo do vetor entre os sinais matemáticos que representam módulo, ||.
· Direção:, o vetor acima possui a mesma direção da reta r, horizontal;
· Sentido: O vetor segue de P para O, da esquerda para direita, neste caso;
· Módulo: O módulo é a intensidade do vetor. O módulo é, graficamente representado, pelo tamanho do vetor desenhado, que em nossa caso é de três unidades de medidas u, ou seja 3u.
VETORES IGUAIS E VETORES DIFERENTES
Para que dois vetores sejam iguais eles, necessariamente, precisam possuir módulos, sentidos e direção iguais.
Os vetores acima são iguais, possuem as três informações, que constitui um vetor, iguais.
Se tivermos dois vetores que possuem módulos e direções iguais, porém sentidos diferentes, dizemos que que estes vetores são diferentes e opostos. Por exemplo:
ADIÇÃO DE VETORES
Quando executamos uma operação com vetores, chamados o seu resultado de resultante . Dado dois vetores = A - O e = B - O, a resultante é obtida graficamente trançando-se pelas extremidades de cada um deles uma paralela ao outro.
Este método é denominado método do paralelogramo. A intensidade do vetor é dado por:
Quando temos um caso particular onde os vetores estão em posições ortogonais entre si, basta aplicar o teorema de Pitágoras.
DECOMPOSIÇÃO DE UM VETOR São dados um vetor e um sistema de dois eixos ortogonais x e y: