Técnicas de negociação atps etapa 3
Como no livro- texto, o artigo de Almeida e Martinelli apresentam as mesmas habilidades para negociadores, deixando claro que qualquer pessoa pode negociar, mas quem possui ou adquiri e aprimora tais habilidades tem com certeza mais chances de sair bem sucedido nas negociações. Tais habilidades implicam em ter uma boa comunicação para expor nossas propostas com clareza e objetividade, mas não somente saber falar, mas saber ouvir também faz uma grande diferença, ter paciência devido ao tempo que pode ter uma negociação e as demais como apresentar propostas concretas, colocar-se no lugar da outra parte, saber interpretar o comportamento humano, separar os relacionamentos pessoais dos interesses, entre outras, que podem ser descobertas no momento de uma negociação do dia-a-dia com familiares, amigos e outros. Mas vemos que o ideal para quem quer ser um negociador de sucesso, é buscar saber quais habilidades ele tem, entendê-las e aprimorá-las.
Um exemplo de negociação em que podemos utilizar nossas habilidades é em um pedido de aumento salarial. Podemos intitular esta ação como uma negociação, pois quando o funcionário pede um aumento ao chefe eles irão entrar num dialogo em que cada um vai expor seus argumentos de maneira a convencer o lado oposto a aceitar seus critérios. Muitos veem dificuldade em tomar esta atitude, mas Max Gehringer nos ajuda a facilitar esse processo com a citação destas três opções para sairmos vitoriosos dessa negociação: 1º A opção mais simples e rápida é ir diretamente ao chefe, encará-lo e pedir o aumento com firmeza, ele pode dizer que sim ou que não, e o mais provável é que seja não, pois os chefes não gostam de ouvir falar em aumento e sim em novos desafios.
2º Procurar outra oferta de emprego que se ganhe mais, uma ótima opção se você for um bom empregado que a empresa não quer perder.
3º Se nenhuma das alternativas acimas funcionarem apele para os estudos. Pesquisas apontam que quem tem curso superior