Ciências sociais
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ALUNO: RAILSON JOSE AQUINO MORAES CPD: 991259
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS
PROF.: PAULO CÂMARA
1- A sociologia nasce e desenvolve-se com o mundo moderno. Mais precisamente em meados do século XIX, quando ele está em franco desenvolvimento ,realizando-se. Essa é uma época em que já se revelam mais abertamente as forças sociais, as configurações de vida, as originalidades e os impasses da sociedade civil, urbano industrial, burguesa ou capitalista. A marca da Europa moderna foi, sem dúvida, a instabilidade, expressa na forma de crises nos diversos âmbitos da vida material, cultural e moral. Foi nesse cenário de dramáticas turbulências que nasceu a Sociologia enquanto um modo de interpretação chamado a explicar o caos até certo ponto assustador em que a sociedade parecia haver-se tornado.
2- Todo o individuo socialmente aceito, decorre de um processo pelo qual aprende as regras básicas de convivência do grupo ao qual integra. O aprendizado da integração nas regras do grupo ocorre principalmente na infância, mas acompanha os indivíduos por todo a sua trajetória da vida. O sentido da socialização esta ligado ao aprendizado e ensino e que ocorre a partir das instituições sócias. Ex: a educação de uma criança.
3- Dominação legal- baseado em normas, são criados e modificados através de estatutos sancionados corretamente, ou seja, o poder de autoridade é legalmente assegurado. Submissão pela razão. Ex: o moderno servidor publico.
Dominação tradicional- dominação estável devido à solidez e estabilidade do meio social que se acha sob dependência direta e imediata do aprofundamento da tradição na consciência coletiva. Exerce poder pela tradição. Ex: o poder do patriarca.
Dominação carismática- tem caráter autoritário e imperativo, uma dominação instável, pois nada há que assegure a perpetuidade da devoção afetiva ao dominador, por parte dos dominados. Dominação através do carisma que o líder desperta. Ex: