vetores
Professora: Bianca Oliveira Fernández
Produto de Vetores
3.1 – Produto Escalar
Exercício resolvido:
3.2.1 – Módulo de um vetor:
3.3 – Distância:
Exercício Resolvido:
3.4 – Ângulos:
De acordo com a dedução anterior:
3.5 – Condição de Ortogonalidade de dois vetores:
3.6 – Versor de um Vetor:
Exercícios Resolvidos:
1)
2)
3)
4) 3.8 - Produto Vetorial:
Vamos, agora, definir um produto entre dois vetores, cujo resultado é um vetor. Por isso, ele é chamado produto vetorial. Este produto tem aplicação, por exemplo, em Física: a força exercida sobre uma partícula carregada, mergulhada num campo magnético, é o produto vetorial do vetor velocidade da partícula pelo vetor campo magnético, desde que o campo seja constante e a carga seja unitária.
Obs: O símbolo acima não é um determinante, pois a primeira linha contém vetores em vez de escalares. No entanto, usaremos esta notação pela facilidade de memorização que ela propicia no cálculo do produto vetorial.
Exemplo:
Repita a primeira e segunda linha e faça a multiplicação dos elementos das “diagonais principais” menos as “diagonais secundárias”.
Obs:
3.8.1 – Características do Vetor V × W:
Se V e W são vetores não nulos, já vimos que V x W é perpendicular a V e a W. Além disso, pode ser mostrado que o sentido de V x W é determinado pela “regra da mão direita’’: Se o ângulo entre V e W é θ, giramos o vetor V de um ângulo θ até que coincida com W e acompanhamos este movimento com os dedos da mão direita, então o polegar vai apontar no sentido de V x W.
3.8.2 – Algumas propriedades:
I -
II -
III -
IV -
V -
VI -
3.8.3 – Interpretação Geométrica do módulo do produto vetorial de dois vetores:
Exercícios resolvidos:
1)