Memorial
A corrente alternada (CA) é chamada assim por que seu sentido muda em variados tempos, que é ao contrário da corrente continua é constante todo o tempo, a onda de potência da corrente alternada é a senoidal (forma de uma onda), na corrente alternada não existe polos negativos e positivos como na continua, e sim é composta por fases, e muitas vezes por fios neutros.
Vantagem da CA sobre a CC
A grande vantagem da corrente alternada sobre a corrente continua, é que sua economia é maior, um exemplo seria as usinas hidrelétricas, elas são totalmente afastadas das cidades, assim seu transporte pelos fios sairiam mais econômicas do que na CC, já que pra isto teria que usar circuitos de retificação e inversão no caminho e isso encarece.
Outro motivo seria que a maioria dos aparelhos domésticos é indiferente usar a corrente alternada ou a corrente continua e como é mais barato e mais cômodo distribuir a CA para as residências é essa que usamos.
Cálculos para instalações elétricas
As medição e os cálculos de fios e cabos elétricos tem que ser feitos na planta olhando apenas suas escalas
Para calcular quantos metros de fio você vai precisar em instalações domésticas, o primeiro é definir onde fica o quadro de luz. Os materiais são calculados a partir dele.
Exemplo de cálculo Para Neutro, temos na planta:
3 m + 4 m + 3 m + 3 m + 4 m = 17 m
A descida para o quadro é igual à diferença entre o pé-direito (2,70 m) e a altura do quadro (2,0 m), mais o comprimento do próprio quadro (0,30 m). Assim:
17 m + (2,70 m - 2 m + 0,30 m) = 18 m
Adicionam-se os 10% de sobra e temos:
18 m + 1,8 m = 19,8 m
Neutro = 19,8 m
Se a medida do pé-direito (2,70 m) menos a altura da caixinha de interruptor (1,20 m) é igual a 1,50 m, logo o cálculo do retorno será, a partir da planta, de: dormitório 1: 2 m + 1,5 m = 3,5 m banheiro: 2 m + 1,5 m = 3,5 m dormitório 2: 2 m + 1,5 m = 3,5 m área: 2 m + 1,5 m = 3,5 m hall: 1 m + 1,5 m = 2,5