Memorial
O que é exatamente um memorial acadêmico?
Bom, o formato pode variar para cada instituição, universidade ou faculdade. Mas o conceito de um memorial descritivo acadêmico é sempre o mesmo.
O objetivo desse documento é fazer um breve resumo de toda a vida acadêmico da pessoa. Existem memoriais que são limitados a apenas 5 páginas, como um currículo mais detalhado. E outros, para universidades públicas, que podem chegar a 20 páginas.
A ideia principal da elaboração de um memorial acadêmico é semelhante a de um currículo, porém com maior detalhamento da vida acadêmica, científica e até cultural.
A própria palavra memorial relativiza com memórias. Portanto, esse documento deve ser um breve resumo sobre seus feitos. É interessante realizar uma análise reflexiva geral sobre toda a sua formação, expondo os pontos fortes, comentando os pontos mais vulneráveis. Aqui, valeu uma dica: “seja sincero e verdadeiro”.
Um modelo básico de um memorial acadêmico pode ser o seguinte:
1. Resumo
Breve resumo do memorial apresentado. Geralmente contem cerca de 300 a 400 palavras.
2. Introdução
O principal na introdução é identificar o acadêmico. Se faz importante um breve relato das atividades realizadas, com principais datas e atividades realizadas. Cada vez mais os memoriais passam a conter fotos e imagens para ilustrar as situações.
3. Formação escolar
Formação básica do jovem. Vale relatar influências desses anos de colégio na escolha do futuro universitário.
4. Formação acadêmica
Aqui há a maior quantidade de informação. Em vários memoriais a divisão em capítulos 4.1, 4.2, etc. Um detalhamento maior é essencial para o completo entendimento do memorial descritivo. É necessário fazer uma ligação coerente entre todos os passos da carreira. Como há a ligação entre as pós-graduações, se a motivação para a defesa de uma tese de doutorado veio de um mestrado ou foi algo surgido no mercado de trabalho.
Esse detalhamento é o