Sistemas operacionais
O sistema operacional é formado por um conjunto de rotinas que oferece serviços aos usuários e às aplicações. Esse conjunto de rotinas é denominado núcleo do sistema, ou kernel ( núcleo de um sistema operacional, responsável pelo gerenciamento da memória, multi-processamento, arquivos e periféricos ). A maioria dos sistemas operacionais é fornecida acompanhada de utilitários e linguagem de comandos, que são ferramentas de apoio ao usuário, porém, não são parte do núcleo do sistema.
Há três maneiras distintas de os usuários se comunicarem com o kernel do sistema operacional. Uma delas é por intermédio das chamadas rotinas do sistema realizadas por aplicações. Além disso, os usuários podem interagir com o núcleo mais amigavelmente por meio de utilitários ou linguagem de comandos. Cada sistema operacional oferece seus próprios utilitários, como compiladores e editores de texto. A linguagem de comandos também é particular de cada sistema, com estruturas e sintaxe próprias.
A estrutura do núcleo, ou seja, a maneira como o código do sistema é organizado e o inter-relacionamento entre seus diversos componentes, pode variar conforme a concepção do projeto.
Funções do Núcleo
A compreensão da estrutura e do funcionamento de um sistema operacional não é simples. Diferentemente de uma aplicação convencional, com sequenciamento de início, meio e fim, as rotinas do sistema são executas concorrentemente, sem uma ordem predefinida, com base em eventos dissociados do tempo (eventos assíncronos). Muitos desses eventos estão relacionados ao hardware e a tarefas internas do próprio sistema operacional.
As principais funções do núcleo encontradas nos sistemas operacionais estão listadas abaixo:
-