Vetores e Zoonoses
O desequilíbrio ecológico provocado pela supressão da vegetação, represamento de rios, tipos de cultivo, formas de destinação do esgoto e resíduos sólidos, e por diversas tecnologias que alteram o meio natural, determina alterações climáticas que podem domiciliar insetos ou propiciar o aparecimento de outros vetores de enfermidades.
Definimos como controle de vetores o controle de artrópodes e moluscos que podem veicular um determinado agente etiológico ou veneno, provocando várias doenças ou danos ao homem e animais; o controle de roedores que podem transmitir a peste, a leptospirose e outras doenças, e o controle de animais domésticos, como gatos e cães e outros responsáveis pelos casos de raiva humana.
Zoonoses são doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e os seres humanos. A palavra tem origem grega, onde zoon significa animal e nosos significa doença. Dentre as principais zoonoses, podemos destacar:
Dengue
Febre Maculosa
Larva Migrans Cutânea / Ancilostomíase
Larva Migrans Visceral / Toxocaríase
Leishmaniose Visceral (Calazar)
Leishmaniose Tegumentar Americana
Leptospirose
Raiva
Toxoplasmose
DEFINIÇÃO E ZOONOSES
Zoonoses são doenças transmitidas de animais ao homem, direta ou indiretamente (através de vetores).
_ Quando um inseto vetor está envolvido, a doença também é conhecida como uma “arbovirose” (de arthorpod borne virus”).
Nem todas as arboviroses são zoonoses. Ex.: quando o ciclo de transmissão se desenvolve entre o vetor e os humanos. ex: dengue e febre amarela urbana.
Zoonoses: raiva, hantaviroses, febre de lassa, ebola, febres hemorrágicas argentina e boliviana.
OBJETIVO DA VIGILANCIA SANITÁRIA
Vigilância Sanitária foi definida como um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos a saúde (estudo das zoonoses) e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e