Epidemiologia
A seguir iremos ver quais são os requisitos necessários para construir um Centro de Controle de Zoonoses (doenças que podem ser transmitidas do animal para o homem).
Como: quais tipos de animais inspecionam, as diretrizes para a implantação de um centro de controle de zoonoses, as leis elaboradas para o serviço de controle animal, competência dos municípios para implantar, programas a serem implantados, recursos mínimos necessários, entre outros.
DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES DE CONTROLE DE ZOONOSES PARA PEQUENOS E GRANDES ANIMAIS
A zoonose é todas as doenças que podem ser transmitidas aos animais vertebrados e aos homens, podendo contar com agentes de diversas origens, e inclusive, serem transmitidas por meio contato direto entre homem e animal. Dentre as zoonoses de relevante importância pra a Saúde Pública, e incidente em áreas urbanas, destacam- se: raiva, a leptospirose, tuberculose, brucelose, toxoplasmose, teníase, cisticercose.
A zoonose também atua na prevenção de agravos causados pelos animais peçonhentos como serpentes, escorpiões, aranhas e outros como os causados por lacraias, abelhas, e etc.
Centro de Zoonoses é a opção adotada pelo governo para garantir o bem-estar de animais e da população. Agindo no controle das zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos) e na prevenção de epidemias. São instituições municipais, com estruturas físicas específicas e personalidade jurídica legalmente estabelecida, geralmente vinculada aos órgãos de saúde local (secretaria, departamento, coordenadoria, divisão), com competência e atribuição para desenvolver os serviços elencados no programa de controle de zoonoses, doenças transmitidas por vetores e de agravos por animais peçonhentos.
Raiva:
Transmitida pela mordedura de um animal raivoso, a doença quando não tratada, pode levar a pessoa ao coma e até o óbito. A transmissão da doença por cães já é praticamente erradicada nas regiões Sul e Sudeste, e à