TRABALHO EPIDEMIO
As unidades de Controle de Zoonoses e fatores biológicos de risco (UCZs) são locais onde se desenvolvem as atividades de vigilância ambiental, controle do zoonoses e doenças transmitidas por vetores (FUNASA, 2007).
Segundo FUNASA, 2007 esse controle se dá pelo manejo das populações animais classificadas:
Vetores: aedes, flebótomos, culex, simulídeos;
Reservatórios e hospedeiros: cães, gatos, bovinos, equídeos, suínos, ovinos e caprinos;
Animais sinantrópicos: roedores, baratas, pulgas, pombos e morcegos;
Animais peçonhentos: escorpiões, aranhas e abelhas.
A estruturação dessas unidades é feita para a atender as diversificadas populações dos municípios onde são implantadas. Assim preconiza-se diretrizes pra quatro Centros de Controle de Zoonoses (CCZs) e um tipo de Canil Municipal (CM), com programas diferenciados, com um objetivo para atender cada faixa de população (FUNASA, 2007):
a) Centro de Controle de Zoonoses e fatores biológicos de risco – Tipo 1 (CCZ1)
Para população acima de 500.000 habitantes. Este desenvolve atividade de controle de populações animais, entomologia e controle de vetores e diagnóstico laboratorial de zoonoses. Em municípios com população acima de 1.000.000 habitantes, poderão ser implantados mais CCZs para os habitantes excedentes.
b) Centro de Controle de Zoonoses e fatores biológicos de risco – Tipo 2 (CCZ2)
Para população de 100.000 a 500.000 habitantes. Este desenvolve atividade de controle de populações animais, entomologia e controle de vetores. Este é referencia para munícios de menor porte.
c) Centro de Controle de Zoonoses e fatores biológicos de risco – Tipo 3 (CCZ3)
Para população de 50.000 a 100.000 habitantes. Este desenvolve atividade de controle de populações animais, entomologia e controle de vetores. Este é referencia para munícios de menor porte.
d) Centro de Controle de Zoonoses e fatores biológicos de risco – Tipo 4 (CCZ4)
Para população de 15.000 a 50.000 habitantes. Este desenvolve atividade de controle