vermicompostagem
Vermicompostagem é o processo de transformar desperdícios orgânicos em composto de alta qualidade em pouco tempo e sem grandes exigências de espaço, tempo ou equipamento, utilizando minhocas.
A vermicompostagem é uma maneira fantástica de pegar nos restos da cozinha e transformá-los em algo simplesmente excelente para o seu jardim ou horta.
Apenas empilhar os restos da horta ou da cozinha a um canto é um processo lento e que não faz uso de todas as vantagens do processo de decomposição e é ai que entra a vermicompostagem.
A compostagem
Precisamos de resíduos orgânicos no nosso solo para mantê-lo saudável, mas, por estética e bem como razões sanitárias, não queremos materiais orgânicos a apodrecer onde caem. Então recolhemos as folhas, aparas de relva e estrume e levamo-los para outro local para apodrecer. Este processo é chamado de “compostagem”, e a matéria orgânica em decomposição é conhecido como “composto”.
Uma vez que o processo de compostagem tenha decomposto os resíduos a um nível aceitável para servir como fertilizante nutritivo, o composto é transportado para uma área escolhida e integrado de volta no solo.
A vermicompostagem
Uma forma prática de acelerar este processo natural de compostagem consiste na utilização de minhocas específicas nestes restos orgânicos em decomposição. Uma minhoca consome diáriamente o equivalente ao seu peso em matéria orgânica. Em condições óptimas, um quilograma de minhocas consome diariamente um quilograma de matéria orgânica.
A grande vantagem da vermicompostagem em relação à compostagem tradicional (sem o recurso a minhocas) é a de que pode ser feita em grande escala, mas é mais fácil ainda quando utilizada em pequena escala, permitindo a um agregado familiar de qualquer tamanho valorizar e reutilizar até dois terços do seu lixo doméstico diário sem qualquer dificuldade, de uma forma económica, higiénica e divertida!
Componentes Necessários
Vermicompostor
Minhocas
Resíduos Orgânicos