Compostagem e Vermicompostagem
A Compostagem e a Vermicompostagem como estratégia sustentável
Fundamentos de Ciência do Ambiente
O crescente aumento da população, gera um aumento na produção de resíduos, o que é bastante preocupante pois o destino final desse resíduo normalmente vai parar na natureza o que gera uma degradação do meio ambiente. Em alguns lugares para tentar diminuir essa degradação se utiliza a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos sólidos como alternativa para redução do volume de lixo, mas existem também outras técnicas de tratamento desses resíduos que normalmente não são conhecidas e nem utilizadas, que dentre elas temos a Compostagem e a Vermicompostagem, que são duas técnicas de tratamento dos resíduos sólidos orgânicos.
Compostagem Compostagem são técnicas de tratamento dos resíduos sólidos orgânicos. É um processo natural de decomposição dos resíduos orgânicos (folhas, grama, vegetais, frutas, etc.) em partes menores, produzindo o húmus.
Através da respiração aeróbica, os microorganismos conseguem decompor o material e para isso necessitam do oxigênio presente no ar. A água é um importante fator para estes microorganismos viverem e se proliferarem. Ainda no processo da respiração, estes microorganismos expelem dióxido de carbono e calor. Este processo é conhecido como compostagem aeróbica.
Alguns tipos de resíduos são desaconselhados como carnes, produtos lácteos, gorduras e excrementos na pilha de compostagem, podendo causar cheiros fortes e desagradáveis e atrair moscas. O húmus é um componente orgânico, com aspecto macio acastanhado, essa substância amorfa traz muitos benefícios ao solo, ela contribui para o aumento da capacidade de tamponamento do solo, retém a umidade do solo por mais tempo, e melhora muito as propriedades físicas, promovendo a liberação