Vermelho Brasil Analise Do Filme Antropologia
Quando o novo mundo entra em contato com antigo mundo, os franceses/portugueses com uma visão etnocêntrica, com o sentimento de superioridade, julgando os povos indígenas pela sua cultura, pelo seu padrão, idioma, sua vestimenta, seus deuses, seus ritos. O novo mundo sendo representada pela civilização e os que estão fora da civilização o “outro” era vista como primitiva, atrasada, considerados selvagens e bárbaros. Os franceses e portugueses que acreditavam que a cultura dos nativos, eram inferiores a eles, que não tinham nem almas, destruindo de maneira desumana o mundo social deles. Perdendo a conexão com a natureza. É como se o homem "branco" se achasse o “ser supremo” que pode dominar tudo que for considerado primitivo e inferior.
Eram apresentado como maus selvagens pois não tinham leis, os alimentos eram diferentes, os sinais (linguagem, a comunicação, gestos).
Colombe personagem do filme tem uma nova percepção ao observar os selvagens, reavaliando e desconstruindo a ideia de mau e analisando de forma positiva os selvagens, caminhando para o relativismo cultural, compartilhando dos mesmo costumes, mostrando a plasticidade em conviver com outros costumes se identificando, permitindo se reconhecer e viver de tal maneira.
Mais sobre o filme:
O interesse nas terras vem em base da expansão dos domínios, do comercio, da riqueza, e um reino onde cada homem poderia amar o Deus que acreditasse, todos tratados com o mesmo respeito. A ideia era levar crianças para ser usadas como mediadoras, pois el@s tinham mais facilidade em se adaptar e aprender um novo idioma.
O filme aborda também:
As religiões e suas crenças
Os votos de castidades dos cavaleiros
A miscigenação dos protestantes e católicos
O incesto (que para o catolicismo é a união sexual ilícita entre parentes)
A constituição de uma família da mesma religião, para continuar a linhagem