RAWLS PIBIC
Cap 11,PAG 73 – Dois Princípios de Justiça Apresenta de forma provisória e experimental a primeira formulação dos dois princípios de justiça.
Primeiro principio – Cada individuo deve ter um direito igual ao sistema mais extenso de iguais liberdades fundamentais* que seja compatível com um sistema similar de liberdades para as outras pessoas.
*LIBERDADES FUNDAMENTAIS: liberdade politica ( direito ao voto e a exercer cargo publico) e a liberdade de expressão e reunião; liberdade de consciência e de pensamento; liberdade individual ( proteção contra opressão psicológica, a agressão e a mutilação , integridade da pessoa); o direito à propriedade pessoal e a proteção contra a prisão e detenção arbitrarias (PAG74) ...[ O primeiro principio estabelece que essas liberdades devem ser iguais para todos]
Segundo principio - As desigualdades sociais e econômicas ( distribuição de renda e riqueza e á estruturação de organizações que fazem uso de diferenças de autoridade e responsabilidade) deveram estar distribuídas de modo que se estabeleçam em benefícios de todos como estejam vinculadas a cargos e posições acessíveis a todos. ( renda e riqueza não precisam ser iguais para todos mas devem ser vantajosa para todos , enquanto os cargos de autoridade e responsabilidade devem ser acessíveis a todos.)
Os princípios devem estar dispostos em uma ordem, sendo o Primeiro prioritário do Segundo. Isso significa que as violações da iguais liberdades fundamentais que o Primeiro principio protege não podem ser justificadas nem compensadas por maiores vantagens sociais e econômicas. Em relação a esse ponto e ao Segundo princípio , a distribuição de renda e riqueza, e de cargos de autoridade e responsabilidade, deve ser compatível tanto com as liberdades fundamentais quanto com a igualdade de oportunidades( Primeiro principio)
Deve-se notar que esses princípios fazem parte de uma concepção de justiça onde os valores sociais devem ser distribuídos de forma