Documentário "Notícias de uma Guerra Particular"
Guilherme Vargas, Isabella Favaro, Julia Nader, Julia Plut, Julia Ruivo
1) Explique qual a tese central do texto “ O eterno dilema da quase modernidade brasileira”.
O texto “O Eterno Dilema da quase Modernidade Brasileira”, refere-se a Modernidade que tem valores que movem a sociedade contemporânea, abrangendo temas como a filosofia, sociologia, política e a economia.
Ao analisar a Modernidade há o resgate da racionalidade, além do processo de liberdade em acesso a verdade. Com a aceitação desse sistema houve uma transferência do eixo teocêntrico para o antropocêntrico, causado choque constante entre ideias divergentes. Sendo assim, para que o convívio populacional fosse “estabilizado”, as leis começaram a surgir e o parlamento foi formado, com o intuito de manter a liberdade de uma forma publica consolidada, também chamada de Estado. Este serve como instrumento de defesa e proteção individual. Com este processo, juntamente com a Revolução Francesa, surgiu assim a cidadania, responsável por garantir os direitos da população diante do Estado.
Sendo assim a modernidade tem como base o Estado, a Sociedade Civil, e o Mercado e se consolida na “perspectiva coletiva e jogo de interesses no campo social”. Existe uma relação de interdependência dos conceitos da modernidade, causando tensões, que também podem ser relacionadas ao capitalismo formado em decorrência da modernidade.
Ao situar o Brasil igualmente a politicas emergentes iguais a outros países, há uma serie de hipóteses a serem repensadas e levadas em consideração, como por exemplo, se a própria população está disposta a se encaixar nesse modelo. Como citado no documentário “Noticias de uma Guerra Particular”, é muito comum que pessoas exijam honestidade extrema das autoridades, porém elas mesmas praticam atos de corrupção, como o suborno de policiais por exemplo. Além disso, o Brasil é visto com o lugar da contradição, sendo a principal a diferença entre o arcaico e o moderno.