Ventilação
Existem vários tipos de sistemas de ventilação, que são tipicamente classificados como sistemas naturais ou mecânicos. A ventilação natural do sistema depende das condições atmosféricas, enquanto que um sistema mecânico é um dispositivo de homem, que auxilia na filtração e circulação do ar. A forma mais comum de um sistema natural é constituída por uma saída para o telhado e as aberturas ao longo da parte inferior de um edifício. Isso permite que o ar subir e sair pelo telhado, e novo ar a entrar por baixo, proporcionando constante circulação.
Agentes de Risco
Ainda nos dias de hoje, agentes de risco reconhecidamente prejudiciais são utilizados em locais de trabalho sem nenhum controle, causando desconforto, doenças e até fatalidades entre os trabalhadores, e também poluição ambiental. Por que tais situações de risco ainda ocorrem ? por que não há o controle necessário ?
Mesmo havendo vontade política e motivação para prevenir as doenças ocupacionais pode ocorrer que a exposição que as origina não seja devidamente controlada, por razões que incluem falta de recursos humanos e financeiros, escolha inadequada das medidas técnicas de controle, falta de programas multidisciplinarios e sustentáveis, entre outras.
Muitas vezes, quando há constatação de que um determinado processo de trabalho oferece risco, não se pensa em mudar, pois “sempre se fez desta maneira”, e a busca de soluções se restringe ás medidas mais clássicas como a ventilação local exaustora e os EPI (medidas que,