Vendedor on line
1. Planejamento – Campeões de vendas enfatizam o estudo dos prospects e sabem identificar, através de parâmetros discutidos com a gerência, os melhores possíveis clientes daqueles que, provavelmente, só ocuparão seu tempo. Para saber mais sobre esse assunto, veja o artigo de Raúl Candeloro na VendaMais de dezembro.
2. Uso das janelas – De vez em quando, vendedores ficam com uma ou duas horas livres entre visitas a clientes, ou ocorrem aqueles momentos em que pouca gente entra na loja/agência/showroom. Os melhores vendedores utilizam esse tempo da melhor maneira possível: estudando seus produtos ou serviços, ligando para clientes antigos e fazendo pós-venda, analisando novas oportunidades, etc. Enquanto isso, outros vendedores discutem futebol ou reclamam que “ninguém está comprando”.
3. Uso de toda a instituição – Os melhores vendedores não hesitam em terceirizar algumas funções. Usam a assistente de vendas ou a secretária para enviar prospectos e material para os clientes, ou vendedores júnior para analisar as notícias do segmento de mercado ou prospectar clientes menos promissores.
4. Pouco tempo no escritório – Vendedores de sucesso sabem que ficar plantado no escritório ou na loja não ajuda em nada suas vendas. Isso é pior ainda, pois é um convite para serem chamados para fazer tarefas que os tira da frente dos clientes, como espanar o pó das gôndolas. Em vez disso, eles usam o tempo que têm para estar em contato com clientes e prospects.
5. Uso do gerente – Os melhores vendedores são aqueles que conseguem falar abertamente com o líder de vendas, o que pode criar novas oportunidades, por exemplo: “Gerente, é mesmo importante minha presença no escritório amanhã de manhã? Já marquei com aquele cliente...”. Reconhecemos quem apresenta os melhores resultados e, em troca, permitimos a tais vendedores uma ou outra vantagem ou preferência.
O que é um Assistente de Vendas ? O que uma pessoa neste cargo