Vela eletrônica
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo principal demonstrar um modo prático para se utilizar uma vela elétrica, no qual pode ser utilizada no lugar de uma vela normal. É um modo prático e fácil de ser utilizado quando não se tem uma vela normal em casa ou em qualquer lugar.
VELA ELETRÔNICA
O projeto realizado tem por finalidade demonstrar um modo seguro de vela, que pode ser utilizado na falta de vela caseira e/ou energia elétrica, no lugar de acender velas e correr o risco de incêndio.
A vela eletrônica é mais conhecida como eletrovela, pelo fato de funcionar como uma vela comum. Ao aproximar um fósforo ou um isqueiro aceso, a mesma se acende e para apagar basta "pegar" na lâmpada ou colocar algo entre a vela e o sensor.
Utilizamos para a montagem do circuito um pequeno pedaço de placa universal com ilhas desligadas e construímos as trilhas com pequenas gotas de solda.
Lista de materiais:
1 Transistor BD139
1 Transistor BC549
1 Foto-transistor TIL78
1 Trimpot mini 1MΩ ou 1M5Ω
1 Lâmpada 3V ou 6V/40mA (leia o texto)
1 Suporte 4 ou 6 pilhas pequenas (ver o texto)
4 ou 6 pilhas pequenas tipo AA
Observação:
Podemos montar a vela eletrônica com lâmpadas de 3 ou 6 Volts.
Para lâmpadas de 3V são necessárias somente 4 pilhas (6V)
Para lâmpadas de 6V são necessárias somente 6 pilhas (9V)
Materiais diversos:
Utilizamos um gabinete para acomodar o circuito e as pilhas (mini lata de café solúvel), um tubinho plástico para a vela (tubinho branco opaco de filme para máquina fotográfica), fios finos, solda, cola quente, espuma e uma tira de plástico de garrafa pet.
Esquema do circuito:
O circuito é bastante simples, montamos o circuito utilizando uma placa universal:
Layout para a confecção da placa de circuito impresso, o desenho do layout serve também para a montagem utilizando uma placa