Jean Piaget
Este autor divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que por sua vez, interfere no desenvolvimento global. Piaget divide esses períodos humanos em quatro fases:
1ª Período: sensório motor
2ª Período: pré-operatório
3ª Período: operações concretas
4ª Período: operações formais
Segundo Piaget cada período é caracterizado por aquilo que o individuo conseguir fazer nessas faixas etárias. Piaget diz que todos os indivíduos passam por essas fases e períodos nessa sequencia, porém o inicio e termino de cada uma delas dependem das características biológicas dos indivíduos e dos fatores sociais e educacionais.
O período sensório-motor: neste período, a criança conquista através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. No recém-nascido, a vida mental reduz se ao exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário,como a sucção por voltar de 5 meses,a criança consegue coordenar os movimentos das mãos e olhos e pegar objetos,aumentando sua capacidade de adquirir hábitos novos.No final do período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio para atingir um objeto.
Período Pré-Operatório: (a 1ª infância dos dois a sete anos) neste período, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que irar acarretar modificações nos aspectos intelectuais, afetivo e social da criança.
A interação é a comunicação entre os indivíduos, é sem duvida, as consequências mais evidentes da linguagem, com a palavra a criança vai antecipando o que vai fazer. .
Como decorrência do aparecimento da linguagem, o desenvolvimento do pensamento se acelera novas às capacidades surgem, muitas vezes ocorre à superestimação da capacidade da criança neste período, é importante observar que grande parte do