cerveja
O Brasil produz, em volume, 8,5 bilhões de litros anuais, perdendo apenas para a China (27 bilhões de litros/ano), Estados Unidos (23,6 bilhões de litros/ano), Alemanha (10,5 bilhões de litros/ano) e Rússia (9 bilhões de litros/ano), sendo o consumo per capita no Brasil o nono maior do mundo, com uma média de 47,6 litros/ano por habitante (BECKER, 2008).
Sabe-se que a distribuição é um dos maiores diferenciais competitivos de empresas vencedoras. Por isso, o Grupo Schincariol vem alavancando novos negócios com implantação de novos Centros de Distribuidores Terceirizados.
A estrutura de distribuição atual é composta pelos Centros de Distribuição. Direta – CDDs e por Distribuidores Terceirizados, instalados em áreas de importância estratégica e com potencial de consumo. São cerca de 25 CDDs e mais de 250 distribuidores, compostos por equipes extremamente componentes e que trazem para o grupo diversas vantagens competitivas (SODRE, 2005).
A Brasil kirin, antiga Schincariol, informa que a porcentagem de participação no mercado nacional é de 6,83% em refrigerantes e de 16,6% em cerveja (LIA, 2012).
TECNOLOGIA DE MUDANÇA
Com forte presença no mercado cervejeiro nordestino a Schincariol investe no lançamento da marca Schin No Grau. Trata-se de um novo produto que faz parte do portfólio da Schincariol, mas que apresenta o diferencial de ser uma cerveja leve e desenvolvida especialmente para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Uma cerveja com líquido adequado ao público das regiões quentes (AGUIAR. 2012).
O nome é um termo bastante comum e utilizado rotineiramente pelo público da região. “Quisemos evidenciar uma expressão que vai ao encontro do que queremos passar ou seja, Schin No Grau é uma cerveja na medida certa para o consumo” (AGUIAR, 2012).
Tendo como objetivo fortalecer a participação da marca em regiões onde a Schincariol possui como ótimo desempenho, a Schin No Grau será comercializada na versão 600ml, embalagem que alcança 80% do