vegetais nativos e exoticos no Brasil
-Abacaxi
Nome científico: Bromeliaceae
Nomes populares: abacaxi, ananás
Origem
Origina-se da América Tropical, sendo também cultivado em outros países de clima tropical e subtropical. Pertence à mesma família botânica do gravatá e da samambaia conhecida como barba-de-velho,da família das bromeliáceas. Frutificação: durante o ano todo.
Características
Planta herbácea, terrestre, de até 1 metro de altura, com caule pouco desenvolvido, folhas lineares, alongadas, em forma de calhas e dispostas em torno de um eixo central. Flores de coloração roxo-purpúrea, reunidas em inflorescência terminal, de eixo grosso, carnoso e cônico-oval. Abertas as flores, as pétalas se desprendem e as sépalas, junto com outras partes das flores e da inflorescência, soldam-se formando o fruto. Trata-se de uma inflorescência denominada sorose (nome de origem grega, derivado de soros, que significa agrupamento). Conhecido mundialmente como ananás e no Brasil como abacaxi.
-Goiaba
Nome popular: goiabeira
Nome científico: Psidium guajava L
Família botânica: Myrtaceae Origem: América Tropical
Características
Árvore com até 7 m de altura, tronco com casca escamante e avermelhada. Folhas pilosas na face superior quando jovens. Flores brancas que surgem de setembro a novembro.
Fruto
A goiaba é uma fruta nativa da América tropical e fácil de encontrar em todas as regiões do Brasil. Ela tem forma ovóide, de coloração verde-amarelada quando maduro, muito aromático. Polpa abundante que envolve muitas sementes, duras, pequenas e de formato reniforme. Surgem de dezembro a marco.
-Maracujá
Nome científico: P. alata
Família botânica: Passifloraceae
Características Gerais
O maracujá-doce é a menos conhecida entre as espécies dessa trepadeira nativa da América Tropical. A mais comum é o maracujá-amarelo, mais azedo, ideal para sucos e doces.
Em segundo lugar, vem o maracujá-roxo, cultivado mais nas Regiões Sudeste e Sul, por preferir