Vasos de pressão
Vasos de pressão são todos os recipientes de qualquer tipo, dimensão, formato ou finalidade, capazes de armazenar fluido comprimido. Por ser de alta importância nos processos industriais, seu custo é muito elevado, representando cerca de 60% do custo total por unidade de processo. Esse equipamento é muito utilizado em refinarias de petróleo, indústrias químicas e petroquímicas, grande parte das indústrias alimentícias e farmacêuticas, a parte térmica das centrais termoelétricas, terminais de armazenagem e de distribuição de petróleo e de produtos de petróleo ou gás natural.
A fabricação desses vasos de pressão requer muita cautela, pois na maioria das indústrias seu uso é contínuo, 24 horas por dia. Se houver qualquer falha nesse equipamento, irá comprometer toda a sua produção, resultando em perda de material e baixo lucro e também há a possibilidade de ocorrer algum acidente grave, caso o fluido utilizado seja inflamável, tóxico ou explosivo.
Os vasos de pressão são divididos em duas classes, conforme mostrado na tabela abaixo:
Vasos não sujeitos à chama Vasos sujeitos à chama
De armazenamento e de acumulação Caldeiras
Torres de destilação fracionada, de retificação e absorção fornos
Reatores
Esferas de armazenamento de gases
Trocadores de calor, como aquecedores, resfriadores, condensadores e refervedores
Os vasos de pressão não sujeitos à chama geralmente são utilizados em armazenagem de gases sob pressão, processamento de gases e líquidos, e acumulação intermediária de gases e líquidos em processos industriais.
2. ELEMENTOS BÁSICOS QUE COMPÕE UM RESERVATÓRIO DE PRESSÃO
Os elementos básicos de um vaso de pressão são:
Bocais de entrada e saída - São tubos relativamente curtos, destinados à entrada e saída do fluído, uma extremidade é conectada ao vaso enquanto a outra é conectada, através de flanges, à linha de tubulação do processo.
Bocais de nível - São instalados nos vasos de pressão para possibilitar a leitura do