torta de filtro
Com as novas condições de hoje em dia deve-se reconhecer que no ambiente competitivo e globalizado em que as organizações se encontram a sobrevivência esta diretamente ligada à produção de produtos com qualidade e baixo custo. Houve um grande avanço para os investimentos de programas de qualidade no parque industrial das usinas produtoras de açúcar e álcool.
De acordo com Oliveira (2004) independentemente do ramo de atividades das organizações, é necessário que seus processos produtivos sejam controlados, a fim de evitar produção fora das especificações.
Tem-se observado nas organizações uma nova interpretação do conceito de qualidade, em que a função técnica de controle sobre oque já foi produzido vem sendo aplicada para a visão holística (visão total) da qualidade, principalmente para uma postura estratégica em relação a controle de custos e desperdícios.
Portanto, um dos principais desafios da gestão das empresas modernas é identificar e eliminar as variações que ocorrem durante as atividades dos processos.
Segundo DEMING (1990), a qualidade tem que atender as necessidades dos clientes, ser de forma acessível e confiável, para isso houve a utilização de alguns subprodutos gerados no processo industrial.
O uso dos resíduos indústrias como fontes alternativas de adubos orgânicos tem- se mostrado de grande interesse na produção agrícola brasileira , que vem tendo crescentes dificuldades econômicas. O uso da adubação orgânica como complemento ou substituição do adubo mineral tem-se tornado bastante viável. A matéria orgânica além de influenciar nas propriedades físicas e químicas do solo esta relacionada com a disponibilidade de trazer alguns nutrientes para a terra, dentre elas a ação microbiológica exerce um papel importante na disponibilidade do nitrogênio no solo.
As alternativas das usinas foram à utilização de adubos orgânicos, no caso a torta de filtro que é um subproduto gerado através do caldo clarificado, passado