Biomas Brasileiros
2014
Rio de Janeiro
Caatinga
Caatinga é um tipo de vegetação formada de árvores de pequeno porte, arbustos tortuosos e plantas cactáceas. De modo geral, quase todas as plantas da caatinga possuem espinhos. É uma vegetação tipicamente brasileira, não existe em nenhum outro local. É o ecossistema mais depredado do planeta, em consequência do uso da lenha para combustível, da caça e da seca constante na região.
A caatinga é um bioma típico do clima semiárido - quente, com baixa umidade, com chuvas escassas no inverno, e que se estende em grande parte do Nordeste brasileiro.
Cerrado
Originalmente cobria cerca de 2 milhões de km² do território brasileiro, mas cerca de 40% de sua área foi desmatada.
Caracteriza-se pela presença de árvores baixas, inclinadas e tortuosas, de tronco fino, com ramificações irregulares e retorcidas, geralmente com evidências de queimadas, e presença de grande quantidade de gramíneas no sub-bosque.
Pantanal
Pantanal é uma imensa planície alagável com mais de 140 mil quilômetros quadrados no Brasil e 70 mil espalhados pela Bolívia e Paraguai. Apresenta uma grande variedade de fauna e flora que enche os olhos dos visitantes.
É uma região de grande importância para preservação da biodiversidade, considerada um dos maiores centros de reprodução da fauna da América. Só para se ter uma idéia, até hoje já foram catalogadas mais de 263 espécies de peixes, 122 espécies de mamíferos, 93 espécies de répteis, 1.132 espécies de borboletas, 656 espécies de aves e 1.700 espécies de plantas. O Pantanal também representa um elo entre o Cerrado, o Chaco (na Bolívia e Paraguai) e a região amazônica.
Vegetação Litorânea
O Brasil possui 7.367 km de litoral, isto é, de áreas banhadas pelo mar. Sendo assim, existem diversos tipos de formações vegetais distribuídas por essa áreas, caracterizando, assim, uma importante diversidade, que contribui para uma igual variabilidade de espécies animais. Essa riqueza natural é oriunda da