Os biomas brasileiros
TRABALHO DE BIOGEOGRAFIA
OS BIOMAS BRASILEIROS
ACADÊMICOS: BELMIRO PITACO GIOVANI MADEIRA MARTA DA SILVA THIAGO LANG TURMA: 02
PELOTAS, JUNHO DE 2012
OS BIOMAS BRASILEIROS 1) INTRODUÇÃO
Bioma é uma comunidade biológica, isto é, fauna e flora e suas interações entre si e com o ambiente físico: solo, água e ar. Um bioma pode ter uma ou mais vegetações predominantes, sendo influenciado pelo macroclima, tipo de solo e outros fatores físicos quando não houver barreiras geográficas. Independente do continente há semelhanças das paisagens, apesar de poderem ter diferentes animais e plantas, devido à convergência evolutiva.
Um bioma é composto da comunidade clímax e todas as subclímax associadas ou degradadas. É geralmente identificado pela flora clímax, pela estratificação vertical ou pela adaptação da vegetação. Dividem-se em dois tipos: terrestres ou continentais e aquáticos.
Geralmente se dá um nome local a um bioma em uma área específica. Por exemplo, um bioma de vegetação rasteira é chamado Estepe na Ásia Central, Savana no sul da África, Pampa na América do Sul e Campina na América do Norte. A savana no Brasil é chamada de Cerrado. 2) DESENVOLVIMENTO
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), no Brasil encontramos sete biomas, 49 ecorregiões e incontáveis ecossistemas, em virtude da dimensão continental e da grande variação geomorfológica e climática do pais.
São seis