Vasos de pressão
2.1 – Introdução
Vasos de pressão são todos os reservatórios destinados ao armazenamento e processamento de líquidos e gases sob pressão ou sujeitos a vácuo total ou parcial.
O código ASME - Pressure Vessel Boiler Code, define vasos de pressão como sendo todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidade, não sujeitos a chama, que contenham qualquer fluído em pressão manométrica igual ou superior a 1,02 kgf/cm ou submetidos à pressão externa.
Os vasos de pressão são empregados em três condições distintas. * Armazenamento de gases sob pressão:
Os gases são armazenados sob pressão para que se possa ter um grande peso num volume relativamente pequeno. * Acumulação intermediária de líquidos e gases:
Isto ocorre em sistemas onde é necessária a armazenagem de líquidos ou gases entre etapas de um mesmo processo ou entre processos diversos. * Processamento de gases e líquidos
Inúmeros processos de transformação em líquidos e gases precisam ser efetuados sob pressão.
Vasos de pressão e tubulações são utilizados em diversos ramos da indústria, podendo-se citar as indústrias químicas, petroquímicas, de petróleo, alimentícia, siderúrgica, etc,... Estes equipamentos são empregados para conter e transportar fluidos, muitas vezes perigosos, ou em estado termodinâmico perigoso.
O objetivo de um projeto e fabricação adequada é assegurar que tais equipamentos possam exercer suas funções, sem risco considerável, submetidos aos carregamentos, temperaturas e pressões previstas.
A construção de um vaso de pressão envolve uma serie de cuidados especiais relacionados a seu projeto, fabricação, montagem e testes. Isto porque um vaso de pressão representa: * Grande risco: Normalmente opera com grandes pressões e temperaturas elevadas. * Alto investimento: É um equipamento de custo unitário elevado. * Papel importante na continuidade operacional do processo.
2.2 – Classes e finalidades
Podemos