Variáveis
Variáveis Locais
São aquelas nas quais apenas a função onde ela foi declarada pode acessá-la. Por exemplo, se declaramos int x dentro da função main, apenas a função main poderá utilizá-la para guardar dados. Nenhuma outra função poderá utilizar a variável x da função main, ou seja, x não é acessível fora da função main. Perceba que a variável x só pode ser utilizada por main e a variável y só pode ser utilizada pela função obterY. Para conseguirmos acessar o valor de y da função obterY, tivemos que retornar o seu valor (return y) e guardá-lo dentro de outra variável em main – a valorDeY.
• Variáveis Globais
As variáveis globais são declaradas da mesma forma que uma variável local – primeiro o tipo, depois o nome da variável. Mas a diferença é que esta variável é declarada fora de qualquer função. Por convenção, iremos utilizar um underline (_) no começo do nome da variável para facilitar a leitura do programa e facilmente percebermos de que se trata de uma variável global.
Variáveis globais podem ser utilizadas por qualquer função. E qualquer função pode alterar e ler o seu valor.
Perceba que a variável _iniciado está sendo usada nas duas funções - main e iniciar.
Toda vez que a função iniciar é chamada, é incrementado (somado) 1 a _iniciado. Prestemos atenção no seguinte: dentro da função main também tem uma variável chamada x que toda vez que chamamos main deve ser incrementada (x++).
Os valores associados aos parâmetros durante a vida de uma função chamada são determinados com base em como esses argumentos são passados para a função. A linguagem de programação C permite que os parâmetros sejam passados para as funções de duas maneiras: por