variavel
A partir deste ponto, iniciaremos o estudo de algoritmos usando pseudocódigo (portugol). Um modelo de escrita para facilitar o desenvolvimento de algoritmos. O pseudocódigo usado aqui terá uma organização (sintaxe) praticamente idêntica à da linguagem C, com as palavras chave traduzidas para o português e com algumas simplificações. Este aspecto é original, ou seja, não foi baseado em nenhuma referência. Preferimos que o algoritmo seja ensinado com a sintaxe semelhante a linguagem C pela facilidade que se obterá com este aspecto quando o C for estudado.
O objetivo de apresentar o pseudocódigo, é tornar o aluno familiarizado com a lógica de programação, através de algoritmos simples, antes de efetivamente começar a programar com a linguagem C. É extremamente importante compreender os assuntos aqui abordados pois serão necessários quando estivermos programando em C. A lógica de programação é fundamental para aprender a programar e muito importante para várias disciplinas de um curso de ciência da computação, portanto, aproveite e estude muito.
1.3. Linhas de Código de um Algoritmo ou Programa
Linhas de código nada mais são do que a escrita do programa linha a linha, ou seja, a sintaxe do programa. Todas as linhas escritas de um programa definem o código de comandos do programa, e, junto ao código pode-se escrever comentários sobre ele.
1.4. Execução do Programa
Quando escrevemos um programa, para que ele mostre os efeitos (resultados) do que foi escrito e solicitado através das linhas de comando, é necessário que o programa seja executado. Para tanto basta que acionemos um comando para essa execução começar. Em um algoritmo escrito em portugol ou similar, só é possível a execução do mesmo a nível do raciocínio lógico de nós mesmos – com o cérebro. Um algoritmo ou programa só é executável por uma máquina (computador) se nele tiver um outro programa (compilador) que transforme a linguagem usada no código do programa para a linguagem que o