Variavel
Os centros economicos do Estado tem uma grande concentraçao industrial e agricola. E como a maioria das riquesas é feita nas areas urbanas, as cidades tem um grande fluxo de transportes. As vezes causando riscos a sociedade, como acidentes, poluiçao, dificuldade de se locomover na cidade, violencia e etc. Esses serviços ainda são utilizado por meio da mobilidade fisica, onde as pessoas tem que fazer uma longa viagem, como exemplo tem as pessoas de baixa renda que se mudam para as areas perifericas, aumentando assim o indice demografico das cidades.
As estruturas dos transportes vao evoluindo de acordo com a via ferroviara ao longo dos anos. Antigamente a ferrovia era utilizada para mandar produtos do interior para o porto de Santos, entre outras formas de troca de mercadorias. Assim, a ferrovia influencio na construçao de cidades em São Paulo com varias produçoes.
Com um grande indice demografico da população, a Região Metropolitana de São Paulo tem cerca de 66% da população da cidade, assim é considerada a 3º maior aglomeraçao do mundo. Ela é composta por dez rodovias federais e estaduais. Tendo dois traços nas marginais Tietê e Pinheiros. Por ter uma estrutura grande, ele faz ligaçoes entre o interior do Estado e do Brasil, como o porto de Santos e etc. Tambem transporta mercadorias que fazem parte do Mercosul. Futuramente, a estrutura sera reforçada, evitando os trafegos e facilitando o transporte de produtos. A rede RMSP de São Paulo, que cria os deslocamentos da populaçao atraves dos sistemas metroviario e ferroviario. Essa rede possui linhas de onibus de media ou baixa capacidade que circulam em diversos municipios da regiao.