ciencias contabeis
INTRODUÇÃO
O Objetivo deste trabalho e desenvolver uma contextualização a respeito das áreas de atuação da contabilidade. A Contabilidade, faz-se um trabalho de suma importância para seus usuários, ela nos proporciona uma ideal tomada de decisão em vários setores Governamentais e Não Governamentais.
E com seu crescimento ela possui diversas subdivisões, também conhecidas como especialidades, que tem uma determinada área de atuação. Dentre as áreas especificas da ciências contábeis, podemos citar a controladoria, a auditoria, a perícia, a consultoria e o profissional de atuaria, entre outros.
A controladoria e a base cientifica da contabilidade, entende-se que este é um órgão administrativo cuja a responsabilidade consiste na gestão econômica da empresa a fim de propiciar bons resultados.
A Auditoria ¨to audit¨, origem inglesa, ou seja, examinar, corrigir, certificar. Em seu sentido amplo, A AUDITORIA pode ser entendida como: processo de exame e validação de um sistema, atividade ou informação. A Auditoria pode ser realizada de dois tipos a Operacional e a Contábil. Os Objetivos da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. As formas de auditoria são a interna e a externa.
A Perícia Contábil apresenta maior contribuição a sociedade, uma vez que ela atua, na perícia judicial. A Perícia e formada pelo conjunto de procedimentos adotados para a elaboração do trabalho, com o fim de esclarecer aspectos técnicos contábeis e mostrar fatos fundamentados para a convicção julgador (Perícia Contábil) ou da tomada de decisão dos interessados (Pericia Extrajudicial).
Ciências atuariais e o estudo e desenvolvimento de metodologias e técnicas com a finalidade de analisar riscos inerentes às atividades relacionadas com indenizações securitárias ou de pensão, seguros,