Variedades Linguísticas
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
VARIEDADES LINGUISTICAS
Aracaju
Fevereiro/2012
Edson de Jesus Santos
VARIEDADES LINGUISTICAS
Trabalho apresentado à disciplina Português Instrumental e Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – IFS, como pré-requisito para obtenção de parte da nota Avaliativa orientado pelo Profº Gilvan Costa.
Aracaju
Fevereiro/2012
Sumario
1. Introdução 03
2. História da Variação Linguística 03
3. Variações: A Multiformidade Da Língua 05
3.1. Dimensões Que Propiciam As Variedades 06
3.1.1. Variação Histórica 06
3.1.2. Variação Geográfica 08
3.1.3. Variação Social 09
3.1.4. Variação Estilística 10
4. Variação, Manifestação Ocasional Ou Intencional? 12
5. Considerações Finais 14
Referências 14
1. Introdução
Partimos do pensamento primário e norteador de que o fenômeno variação linguística esteve presente em todo o momento da formação e estruturação de nossa língua, ao retornarmos à língua-mãe, o latim, percebemos que desde então, até os dias atuais, tivemos mudanças renovadoras da língua.
2. História da Variação Linguística
A linguística atual revela que uma língua não é homogênea e deve ser entendida justamente pelo que caracteriza o homem – a diversidade, a possibilidade de mudanças.
É preciso compreender que tais mudanças, como se pensava no início, não se encerram somente no tempo, mas também se manifestam no espaço, nas camadas sociais e nas representações estilísticas.
De acordo com Celso Ferreira da Cunha (1992), ao traçarmos a linearidade histórica de nossa “língua brasileira”, notamos que essa provém da língua portuguesa, que por sua vez provém do latim, que se entronca na grande família das línguas indo-europeias.
De início era o simples falar de um povo de