Variedade Linguistica
SENAI-MT
Variedade Lingüística
Aluna:Emilly Almeida
Professora:Regina Maíra
Comunicação Oral e Escrita
Diamantino-MT
24/04/2014
Índice
Introdução
Desenvolvimento
Vriação Lingüística
Variação Regional
Variação lingüística de idade
Variação liguistica de escolaridade
Classe Social Conclusão Bibliografia
Introdução
afirma que: "variantes linguísticas são diversas maneiras de se dizer a mesma coisa em um mesmo contexto e com o mesmo valor de verdade. A um conjunto de variantes dá-se o nome de variável linguística".
Variação Lingüística
Variação linguística de uma língua é o modo pelo qual ela se diferencia, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sócio-cultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente. É o conjunto das diferenças de realização linguística falada pelos locutores de uma mesma língua. Tais diferenças decorrem do fato de o sistema lingüístico não ser unitário, mas comportar vários eixos de diferenciação: estilístico, regional, sociocultural, ocupacional e etário.
A variação e a mudança podem ocorrer em algum ou em vários dos subsistemas constitutivos de uma língua (fonético, morfológico, fonológico, sintático, léxico e semântico). O conjunto dessas mudanças constitui a evolução dessa língua.
A variação é também descrita como um fenômeno pelo qual, na prática corrente de um dado grupo social, em uma época e em certo lugar, uma língua nunca é idêntica ao que ela é em outra época e outro lugar, na prática de outro grupo social. O termo variação pode também ser usado como sinônimo de variante.
Variedade ou variante linguística se define pela forma pela qual determinada comunidade de falantes,