globalizaçao
1)Introdução
A globalização está presente na realidade e no pensamento,desafiando grande números de pessoas em todo mundo.Já são muitas as teorias empenhadas em esclarecer as condições e os significados da globalização.Umas são um tanto tímidas, ao passo que outras, bastantes audaciosas;algumas vezes desconhecem-se mutuamente, outras,influenciam-se.Mas todas abrem perspectivas para o esclarecimento das configurações e movimentos da sociedade global.Trataremos a seguir de trazer uma amplitude no conceito global de como os tipos de globalização atinge a cultura, economia ,os modos de ser, agir ,pensar, seus benefícios e conseqüências para a população mundial.
2)O que é a Globalização?
O complexo fenômeno da globalização teve início na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação, dos grandes avanços tecnológicos (Revolução Tecnológica) e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial. As inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. É a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.
Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de