Variedades linguisticas
O tigre-de-bengala é uma das 9 subespécies de tigre. É uma das espécies mais ameaçadas de extinção dentre os grandes felinos do planeta, seja pela caça ilegal ou pela destruição de seu habitat. Estima-se que em 2008 existam cerca de 500 tigres-de-bengala livres no planeta; três das nove subespécies de tigres que existiam no planeta já estão extintas, e outras tendem a desaparecer pelo cruzamento genético entre subespécies diferentes.
A sua pelagem é de cor alaranjada, com riscos pretos e partes inferiores de cores claras quase branco. Existe uma exceção na cor da pelagem dos tigres-de-Bengala, que são chamados os tigres brancos da Índia e tal como o seu nome indica, a sua pelagem de cor branca com riscos cinzentos. A sua alimentação é muito variada e inclui desde pavões reais, macacos, javalis, veados até antílopes e búfalos. Ao contrário dos tigres Siberianos, os tigres-de-Bengala geralmente caçam de noite, em parte para evitar situações adversas com os humanos.
Normalmente correm vários km por dia para caçar. Sempre o fazem esperando pela sua presa e pelo momento exato para iniciar a corrida a uma velocidade que pode alcançar os 80 km/h e terminando num grande salto para derrubá-la. Dependendo do tamanho da sua presa, o tigre tem várias formas de a matar. Trata-se de animais grande, ele os asfixia apertando o seu pescoço. Pelo contrário, se a presa for pequena, ele parte o pescoço com um só movimento. O período de gestação dos tigres é geralmente de 105 a 110 dias, tendo então entre 1 a 6 crias de uma vez.
Ordem: Carnívoro
Família: Felinos
Género: Pantera
Espécie: Panthera tigris tigris
Estatísticas
Estado: Em vias de extinção
Comprimento: 1.4m a 2.8m
Peso: Até 220kg
Maturidade Sexual: Fêmea: 3-4 anos;Macho: 4-5 anos
Época de Acasalamento: Novembro a Abril
Período de Gestação: 95 a 112 dias
Número de Crias: 2 a 4
Intervalo de Procriação: 2 anos a 2 anos e meio
Dieta: Veado, búfalo, javali,