Variedade linguistica
A linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimentos, expor nossa opinião frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano, e, sobretudo, promovendo nossa inserção ao convívio social.
E dentre os fatores que a ela se relacionam destacam-se os níveis da fala, que são basicamente dois: O nível de formalidade e o de informalidade.
O padrão formal está diretamente ligado à linguagem escrita, restringindo-se às normas gramaticais de um modo geral. Razão pela qual nunca escrevemos da mesma maneira que falamos. Este fator foi determinante para a que a mesma pudesse exercer total soberania sobre as demais.
Quanto ao nível informal, este por sua vez representa o estilo considerado “de menor prestígio”, e isto tem gerado controvérsias entre os estudos da língua, uma vez que para a sociedade, aquela pessoa que fala ou escreve de maneira errônea é considerada “inculta”, tornando-se desta forma um estigma.
Compondo o quadro do padrão informal da linguagem, estão as chamadasvariedades linguísticas, as quais representam as variações de acordo com ascondições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. * No Brasil a palavra conhecida por nós (paulistas) como mandioca, em outros locais do país e denominada como macaxeira ou aipim. * Rotatória (São Paulo), Rótula (Rio Grande do Sul) * Não só no modo de existirem palavras de mesmo significado, mas também há diferenças em pronuncia, como por exemplo nos estados nordestinos que possuem as primeiras vogais assentuadas “Jésus”, “Pérnambuco”, e que em outros estados já não é utilizado
FONTE: