Geografia geral
Tutor :Wagner Montanhini RA 1124151
Aluno: Ricardo Henrique Ribeiro Turma Pós Graduação 2013
São Paulo
• Como me tornar aberto para a construção de todos os saberes apontados por Gauthier (1998), Pimenta e Anastasiou (2002) e Tardif (2002), na minha futura atuação enquanto docente universitário?
Para construir o saber é preciso pesquisar, analisar o contexto social do momento, buscar fontes fidedignas de uma construção ética e satisfatória. Se por um lado existe um grande desestimulo à uma identidade mais humanística e livre por outro lado as instituições buscam amalgamar o lado prático (com um profissional voltado para o mercado de trabalho atual) e também de que este profissional seja um pesquisador, um orientador, um construtor do saber envolvido com descobertas que proporcionarão a humanidade uma visão interativa do saber. Não é uma tarefa fácil, pois existem lacunas em todas as áreas e os docentes não se veêm apenas como tal. Uma vez que ser chamado de professor dá-se a idéia de “ensino médio”. Existe uma pluralidade de formações ligadas ao cargo de professorado, sendo um deles o sempre presente cargo de pesquisador acadêmico, que busca alavancar esta idéia de que o professor universitário seja apenas um reprodutor de conhecimentos prévios. O professor deve buscar não apenas reproduzir mas também criar e recriar, reescrever, buscar uma nova visão sobre os conteúdos e interair com diversas ferramentas práticas em sala e que vão tornar a aula em sala não apenas mais um item do cronograma do ano letivo.
• Como articular os saberes propostos por Pimenta e Anastasiou (2002 apud CONTE, RIVAS e SILVA, 2009, p. 27), na minha atuação como docente universitário? Esta articulação é possivel com a integração e interdisciplinaridade. Uma vez que o professor necessita ter uma visão global do ensino como um todo, e não