Variação diacrônica
Nesse projeto, serão entrevistadas pessoas de mesma classe social e região, mas de idades diferentes. Utilizando os conceitos da variação diacrônica, o presente projeto pretende analisar o diálogo dos indivíduos, investigando as diferenças de vocabulário entre aqueles nascidos em épocas distintas.
2. JUSTIFICATIVA
Cada geração possui maneiras de falar e de se comportar diferentes das gerações anteriores. Maneiras estas que, algumas vezes, são facilmente perceptíveis pelas pessoas. Pela convivência com os avós, por exemplo, as crianças fazem uso de palavras que não são de seu tempo.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aprender como as gerações anteriores se referiam a um mesmo objeto e falavam de um mesmo assunto.
4. OBJETIVOS GERAIS
Pesquisar as principais diferenças entre o vocabulário, costume e comportamento das gerações.
5. BREVE REVISÃO DA LITERATURA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A variação diacrônica estuda as mudanças da língua através do tempo. São as mudando a maneira de falar com o passar dos anos.
As mudanças diacrônicas podem ocorrer no som/pronúncia, flexão e derivação, nos padrões de estruturação da frase, no nível dos significados e pela introdução de novas palavras, os neologismos e estrangeirismos.
Os fatores dessa variação são internos e externos à lingua. Por fatores internos, tomamos como exemplo o princípio da economia que tende a reduzir as redundâncias; como fator externo da língua, as fronteiras políticas, sociais e culturais acabam formando novas fronteiras linguísticas. O novo acordo ortográfico é um exemplo de mudança diacrônica recente na língua escrita.
6. DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA USADA
A metodologia adotada neste trabalho será a qualitativa. Neste caso em específico, serão feitas entrevistas com indivíduos nascidos em diferentes épocas; as conversas serão gravadas e logo após, um levantamento das diferenças de vocabulário entre as faixas etárias será feito para posterior análise e produção