Varejo do Futuro
Escrever sobre o futuro, é algo muito complexo, ainda mais se pensarmos que o momento atual, já é o futuro de 3 segundos atrás. Mas, podemos dizer que duas palavras definem o futuro do varejo, são elas: interação e conectividade. Posso ainda afirmar que a experiência vivida no momento da compra será fundamental para os consumidores.
O varejo se modifica para acompanhar as transformações dos hábitos dos consumidores.
Dizer que a internet e as novas tecnologias serão fundamentais nesse segmento, é uma coisa óbvia, já que os consumidores estão cada vez mais conectados. O uso dos dispositivos móveis (mobile) é uma grande tendência, que já começa, de maneira tímida, a ser explorado por algumas multinacionais, para melhorar a experiência de compra em qualquer lugar. O sucesso de uma marca consistirá em saber adequar-se à contemporaneidade, aproveitar-se da tecnologia para gerar maior eficácia, rapidez e conveniência a seus clientes, garantindo a satisfação, fidelizando e transformando a relação cliente-loja.
Diferente do que muitos pensam, o mundo online não acabará com o mundo off-line, muito pelo contrário, um incrementará o outro, melhorando assim, a experiência de compra. Segundo o relatório apresentado no site ecommerce brasil, 67% dos consumidores que experimentam uma roupa, acabam comprando. Apenas 10% dos consumidores fazem uma compra sem experimentar. Então, tornar esse momento mais agradável, irá contribuir para o aumento das vendas. Exemplo: Uma consumidora entra em uma loja de roupas e pega uma peça para experimentar. Entra no provador e resolve que precisará de um tamanho maior, ela