Gestão de varejo
O mercado varejista caracteriza-se por lojas que atendem diretamente o consumidor final. Para atrair e se aproximar deste consumidor, é preciso a utilização das estratégias de Marketing. Essas estratégias no mercado atual deverão ser velozes e repensadas sempre.
As ferramentas de marketing, como estudo do comportamento do consumidor, pesquisa de marketing, propaganda, etc. são imprescindíveis no mercado de varejo atual. Hoje, o varejo não tem mais a mesma velocidade de alguns anos atrás e necessita de estratégias eficientes e rapidamente pensadas.
Marketing de Varejo é a relação consumidor x varejista e os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Varejistas mais “antenados” sabem que o varejo é muito mais que a relação venda x consumidor. Para a Empresa se destacar em relação à concorrência, ela deve se preocupar com algumas ações que no passado não eram tão necessárias, como treinar o vendedor para atender o cliente com excelência, criação e escolha da marca, promoções, etc.
Os varejistas além de se preocupar com seus produtos e serviços, deve focar seus esforços para o relacionamento com o cliente, nas estratégias de marketing e nas tendências que surgem a cada dia para o futuro do Varejo.¹
2. SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA
Qual o futuro do Varejo no Brasil e no Mundo?
3. OBJETIVOS
* Verificar como tem aparecido o Varejo nos dias atuais. * Discorrer sobre o papel do Marketing na manutenção do mundo varejista. * Analisar as novas tendências no Varejo.
4. JUSTIFICATIVA
O tema foi escolhido tendo como base a experiência profissional dos alunos redatores, que vivenciam no seu dia a dia as variedades do mundo Varejista.
5. DESENVOLVIMENTO
6.1. O varejo
Os varejistas são intermediários que servem de elo entre produtos e consumidores e tornam eficiente a troca entre ambos. A principal função do varejo é prestação de serviço ao consumidor, pois leva produtos e serviços ao alcance dele e adiciona-lhes valor