Vantagens e desvantagens do VLP e TIR como critério de análise para projetos de investimentos
Introdução
O investimento trata-se de ação tomada, e calculada, no presente visando retorno de benefícios no futuro. Para que o capitalista ou investidor opte pelo melhor investimento, ou o que trará um retorno maior, seja no curto ou no longo prazo, deve realizar cálculos, a partir deles podem ser determinadas a Taxa Mínima de Atratividade(TMA) . Para isso na matemática financeira existem dois critérios: VLP( Valor Presente Líquido) e TIR Taxa Interna de Retorno. Por tanto o objetivo desse trabalho é apresentar as vantagens e desvantagens do VLP e da TIR.
Justificativa
Hoje se vê, que cada vez mais, as empresas e os investidores buscam realizar cálculos e análises críticas visando sempre concluir se o valor do projeto é viável e rentável, ou se auferirá prejuízo. Para assim decidir se o projeto, ou investimento, será realizado ou não.
Desenvolvimento
Para isso devemos, agora, apresentar algumas definições, VPL trata-se de uma fórmula matemático-financeira que é capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros. Isso se descontando as taxas de juros apropriadas, menos o custo do investimento inicial. De maneira simplificada fórmula seria representada assim: VPL= Valor- Custo. Já o TIR trata-se de uma fórmula que calculará a taxa interna de retorno de um projeto; taxa máxima de custo de capital que um projeto pode suportar; a taxa de desconto para fluxos de caixa de um projeto, tornando o VPL desse projeto zero.
Vantagens do VPL, ele é capaz de determinar se o projeto aumentará ou não o valor da sua empresa; a renda de cada ano; quando o projeto gerará renda e quão significativa será essa renda. Suas desvantagens são: o VPL considera que o projeto auferirá uma renda; exige que sejam feitas projeções; Devem ser projetados o valor em dólar do custo do projeto, bem como sua renda futura; nem sempre consegue-se calcular o NPV em 100%; o projeto pode demandar custos imprevistos, que