CIDADE JARDIM
No diagrama que mostra os três imãs, ele propõe muito mais do que a harmonia entre homem e natureza, ele apresenta toda uma política para a manutenção do equilíbrio social, ameaçado pelas sórdidas condições de urbanização das camadas populares inglesas durante o século XIX. Planeja não só as formas, as funções, os meios financeiros e administrativos de uma cidade ideal, sadia e bela, mas, principalmente, um processo para satisfazer as massas e controlar sua concentração nos centros metropolitanos, conforme (Figura 1 e 2).
Figura 1 – Diagrama que mostra os três imãs Local: Letchworth, (1898) Figura 2 – Diagrama que mostra os três imãs Local: Letchworth, (1898)
Primeiramente Howard pensou como tornaria sua ideia viável, então em 1899 funda a Associação das Garden-Cities, e logo em 1903 pode adquirir Letchworth, e chamou os arquitetos Parker e Umwin para projetar a cidade, esta cidade atingiu grande êxito, e chamou atenção dos jornais de Londres. A atmosfera na cidade era excitante e prazerosa (alcançaram em 1962 26.000 habitantes). Em 1919 Howard achou um terreno a 15 km de Letchworth, onde instalaria Welwin, a segunda cidade-jardim. Hermann Muthesius também teve um papel importante na criação da primeira cidade-jardim Alemã – Hellerau, próximo a Dresden, que foi fundada em 1909 por Karl Schmidt-Hellerau – a única cidade da Alemanha onde as ideias de Howard foram