Matemática Financeira
Líquido e TIR – Taxa Interna de Retorno.
Justificativa
Ideias e projetos são avaliados de muitas maneiras: se são boas ideias, se atendem a uma necessidade, se apresentam diferencial entre seus concorrentes entre outros critérios.
Este módulo explica o funcionamento dos métodos VPL e TIR como ferramenta de análise e suas vantagens e desvantagens.
Desenvolvimento
O Valor Presente Líquido (VPL) é a medida exata do lucro ou prejuízo de um investimento nos valores atuais, ou seja, a diferença entre o valor e o custo ativo de um projeto. Para que um projeto seja viável, o valor do projeto deve ser maior do que seu custo, resultando em lucro (VPL > 0).
Se um projeto custa mais do que vale não é um bom investimento, pois resultará em prejuízo. A Taxa Interna de Retorno (TIR) é a medida exata da taxa de um projeto, ou seja, define o valor que será retornado ao investidor.
Se a TIR de um projeto for maior do que a taxa de custo é uma opção válida de investimento. Para analisar um projeto é necessário calcular o seu valor, para isso é somado o valor presente e todos os seus fluxos de caixa. Valor Presente Líquido ( VPL) é calculado a partir da fórmula:
Valor: representado pelos diversos fluxos de caixa futuros;
Custo: representado pelo valor que será desembolsado para adquirir ou executar; Fluxo de caixa do tempo zero, considerando o modelo que o investimento é realizado no tempo zero. As calculadoras financeiras ajudam bastante na matemática financeira e análise de projetos, pois calculam o VLP a partir das inserções de fluxo de caixa, considerando a TIR como taxa de desconto (i) que faz o VLP