Matriz Atividade Individual Let Cia Nunes
Módulo: 4
Atividade: Individual
Título: Vantagens e Desvantagens do VPL e da TIR como critérios para análise de projetos de investimento.
Aluno: Letícia Nunes da Silva
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 395 - outubro 2014
Introdução
Atualmente, com a concorrência acirrada e a necessidade de que os projetos perpetuem, os investidores necessitam verificar o projeto a ser investidor de forma que retorne máximo lucro aos acionistas.
Notadamente, os projetos de investimento são classificados em função das restrições orçamentárias que não permitem o desenvolvimento de todos os projetos propostos ou desejados pela empresa. Sviech e Mantovan (2013, p.2).
As restrições orçamentárias servem para avaliar, comparar e selecionar projetos que obtenham o máximo de riqueza para os investidores.
O presente trabalho tem como objetivo abordar os métodos Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno e descrever suas vantagens e desvantagens na utilização dos mesmos para análise de projetos.
Justificativa
Devido à escassez de recursos, prejuízos e concorrência, os investidores utilizam ferramentas que analisa o quanto de retorno terá os projetos a serem financiados. Por isso vale-se do uso de procedimentos como Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno que evidencia se os ganhos serão maiores que o investimento, considerando prazo.
Desenvolvimento
Durante a construção de projetos são definidas quais as formas de obter o capital inicial para realização dos investimentos que podem ser próprio ou de terceiros. O capital é o dinheiro vindo de pessoas ou empresas que investem em projetos com
objetivo de maiores ganhos, para selecionar qual o melhor projeto são adotadas ferramentas como Valor Presente Líquido que demonstra a diferença entre o valor e o custo de um ativo e a Taxa de Retorno Interna.
“...As decisões de investimento, também conhecidas como orçamento de capital (Capital Budgeting), podem ser consideradas como o ponto