Métodos de Análise de Investimento – VLP e TIR
*
Módulo: 04
Atividade: Individual
Título: Métodos de Análise de Investimento – VLP e TIR
Aluno: Mariana Marques de Souza
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: ADM 37 – Belo Horizonte
Introdução
O Objetivo deste trabalho é apresentar duas ferramentas de análise de investimento, o
Valor Presente Líquido (VLP) e a Taxa Interna de Retorno (TIR), exemplificar e citar suas vantagens e desvantagens.
PALAVRAS-CHAVE: Valor Presente Líquido; Taxa Interna de Retorno; Investimento
Justificativa
A análise de investimentos demanda mais que conhecimento de mercado, intuição e experiência na área. A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.
1. O projeto vai se pagar?
2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
3. Esta é a melhor alternativa de investimentos?( LUNELLI, Reinaldo Luiz, s.d.)
O Valor Presente Líquido (VLP) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) são ótimas ferramentas que ajudam a responder estas perguntas.
Desenvolvimento
Sabemos que quando uma pessoa ou uma empresa decide investir, elas esperam que esse investimento seja remunerado ao longo do tempo. Do ponto de vista de um acionista, um investimento só é atrativo se aumentar o valor de sua empresa em um determinado período de tempo. Para saber se um investimento é rentável ou não, é interessante analisar o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento em questão.
Antes entender como o VPL e TIR podem ajudar nas tomadas de decisões, é importante lembrar que o valor do dinheiro não é o mesmo ao longo do tempo, um determinado montante hoje vale mais que o mesmo montante no futuro. Segundo Bertolo (s.d.) cita 3 razões que comprovam esta afirmativa ,dinheiro hoje pode ser investido, rendendo juros, de modo que você terminará com mais dinheiro no futuro, o