Simulação
NORTE
Departamento de Engenharia de Petróleo
SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE RESERVATÓRIO
Juli Sergine Tavares Teixeira
Natal, 20/04/2013
Curvas de Vazão de Produção de Óleo
A vazão de produção do C7 é maior comparando-se com a do C3, pois o C7 se encontra na fase líquida e o C3 na fase gasosa. Com isso, podemos observar que esse comportamento se dá pois o C7 é produzido junto com o óleo presente na reserva.
Pressão no Bloco do Poço
Como o C3 está na sua maioria na fase gás , a pressão no bloco do poço onde injeta-se ele é maior pelo fato dele se infiltrar na formação. Já o C7 possui uma maior “resistência” para tal atividade. Pressão no Poço
A pressão no poço para a injeção do solvente C7 é maior comparando-se com o de C3, pois ele esta na fase liquida e seu volume de injeção é maior do que o volume de injeção do C3.
Vazão de Injeção de C3 e C7
Após determinado tempo, os solventes possuem vazão de injeção constante, como o C7 esta na fase liquida e é necessária uma preservação de pressão do reservatório. Para equalizar os mesmos é necessária uma maior vazão do C7 em relação ao C3.
Produção Acumulada de Gás
O C3 possui maior valor de produção de gás, pois se está produzindo o gás do reservatório e ele mesmo que se encontra na fase gasosa. Já o C7 possui o gás produzido do reservatório.
Vazão De Produção De Gás
Devido as mudanças no regime de fluxo durante a produção de líquido e de gases, a vazão de produção de gás na injeção do C3 é mais instável quando comparada com a do C7.
Vazão De Água
O solvente C7 no inicio possui uma maior vazão de água,quando comparado com a do
C3, pois como é um líquido assim como a água, a desloca com mais facilidade. Porém depois de certo tempo, o C3 possui maior produção de água, pois como é um gás ele pode dissolver na água provocando uma maior produção devido ao aumento da molhabilidade, o que nesse momento não é possível pro C7.
Vazão